Bootstrap Slider

TAEKWONDO FUNCIONAL



O QUE É TAEKWONDO?

TAEKWONDO é uma arte marcial de origem coreana, cuja origem data de mais de 1800 anos atrás. Mas sua reestruturação se deu após a Segunda Grande Guerra (1945), com a contribuição dos melhores mestres de diferentes estilos moldando o atual Taekwondo. Aliás, este nome surgiu em 1955 (durante a guerra da Coréia): TAE, ação dos pés; KWON, ação da mãos e punhos; DO, caminho ou método; remontando a sua origem e traduzindo o significado filosófico desta Arte Marcial.
Em fevereiro de 1963, o Taekwondo foi aceito como prova oficial do 43º Festival Atlético Nacional, demarcando a estreia oficial do Taekwondo como desporto nacional coreano.
A partir dos anos 60 uma diáspora de mestres de Taekwondo saíram da Coreia e  espalharam-se pelo mundo afora, divulgando essa nova modalidade aos países que os acolheram. Em consequência, o Taekwondo começou a gozar de uma popularidade global como Arte Marcial e Desporto Internacional. Este acontecimento foi também marcado pela ascenção do Combate Livre (Kyorugi) como principal matéria de Taekwondo desenvolvida pelos milhares de praticantes espalhados pelo mundo.
Em maio de 1973 realiza-se o 1º Campeonato Mundial de Taekwondo, realizado em Seul, e que contou com a participação de dezoito países. Constituiu-se então a WTF- World Taekwondo Federation (Federação Mundial de Taekwondo), como forma de apoiar o movimento mundial do Taekwondo e desenvolvê-lo de forma estruturado e equânime. A partir deste ano os campeonatos mundiais têm-se realizados de dois em dois anos, tendo sido abertos em 1987 à participação feminina. Também em 1987 o Taekwondo foi aceito nos Jogos Pan-Americanos como modalidade de competição.
Em 1988, ocorreu a primeira participação do Taekwondo numa Olimpíada, como  modalidade de demonstração nos 24º Jogos Olímpicos, realizados em Seul. Em 1992 o Taekwondo participou como modalidade de competição nos 25º Jogos Olímpicos, realizados em Barcelona.
Em setembro de 2000 o Taekwondo participou com cerca de 100 atletas nos 27º Jogos Olímpicos realizados em Sydney. A partir daí têm ocorrido inúmeras adaptações ao modelo de competições, visando promover não apenas um bom espetáculo desportivo como dar mais segurança aos atletas, e incorporando novas tecnologias de arbitragem.
A prática do TAEKWONDO é hoje amplamente difundida no Brasil, havendo academias e campeonatos e encontros amistosos. Sua prática é apreciada tanto pelos benefícios físicos como pela forma de desestressar-se, aumentando a concentração e disciplina mental.  

O QUE É TAEKWONDO FUNCIONAL?

TAEKWONDO FUNCIONAL é a prática desta arte marcial como forma de recondicionamento físico, sem que, necessariamente, o praticante seja levado à lutar.
Em síntese, é a utilização das técnicas do TAEKWONDO como forma de trabalhar todos os grupos musculares, restituindo o equilíbrio, a flexibilidade, a agilidade, e prevenção ou manutenção do nível de osteopenia, além de promover melhoria nos reflexos cognitivos, sentido de direção, percepção e procepção do espaço, com visível ganho na qualidade de vida.
A restituição do equilíbrio postural juntamente com a flexibilidade e agilidade evitam as quedas, dando um andar seguro e ágil nas pessoas. A prevenção ou manutenção/redução do nível de osteopenia se dá graças aos exercícios de baixo impacto, mas constantes e ritmados. O trabalho com as formas do TKD (conhecidas como poomse) resulta em melhoria na parte cognitiva e percepção e procepção espacial devido aos movimentos de lutar dentro de um imaginário pré-determinado, organizado e metódico.
Pratica-se o TAEKWONDO FUNCIONAL com os exercícios aeróbicos, juntamente com exercícios posturais, uso intenso de pernas e braços, alongamentos, abdominais, utilizando-se de elementos extras como cordas, varas, raquetes, obstáculos, tudo associado com práticas lúdicas, retornando à memória corporal, refazendo o bem estar e a alegria de viver.
As lutas, quando solicitadas, são sempre sem contato físico, visando melhorar os reflexos do aluno (prontidão de resposta corporal), o que favorece o trabalho mental e cognitivo. A preocupação com a segurança e integridade do aluno é constante no instrutor.
As diferenças entre as aulas de TAEKWONDO convencional e a funcional são os desenvolvimentos das aulas, com destaques maiores a determinados exercícios, levando em conta as necessidades de cada aluno. Assim, nas aulas convencionais, após aquecimento e alongamento há séries de chutes, estratégias de lutas e poomses (formas de lutas com adversário imaginário). Nas aulas funcionais os aquecimentos já são exercícios para promover o equilíbrio, a lateralidade e a procepção espacial, utilizando-se de elementos auxiliares, como pequenos obstáculos, varas e cordas.
Os alongamentos são trabalhados na coluna, pernas, dorso e braços. Antes das séries de chutes são exercitados os músculos que serão exigidos nos chutes, com fortalecimento e tonicidade através de exercícios aeróbicos localizados, junto a barra ou com uso de elástico de silicone. São dados exercícios de uso de braços, e não apenas socos (mãos). Os giros são trabalhados inicialmente na barra, para depois, com segurança, o aluno poder girar no tatame. Os “steps”(saltitamento), característica fundamental do TAEKWONDO, é sempre solicitado, pois dá a vibração e baixo impacto necessário ao combate à osteoporose.
A cognição é constantemente trabalhada, pois os exercícios não são repetitivos o suficiente para tornarem-se monótonos. Ao contrário, o aluno é constantemente solicitado a pensar e recordar os movimentos: é o conceito de construção da memória inteligente através da memória corporal. Para tanto, os principais exercícios são os poomses, formas de lutas com o adversário imaginário. São técnicas que juntam o equilíbrio, a destreza, a precisão e a memória.
As lutas são benéficas no aprendizado funcional, como forma de exercitar a pronta resposta a um evento. Mas para a preservação da integridade e bem estar do aluno não são permitido contato físico, mesmo com equipamentos de segurança próprio das competições. Apenas lutas-sombra ou exercícios de lutas com raquetes.
A finalização da aula é complementada com relaxamento, pois a intensidade da aula não deve ser um fator estressante, o aluno deve sentir-se “leve” ao retirar-se da sala de aula.
Assim, o TAEKWONDO FUNCIONAL é uma prática da ARTE MARCIAL com objetivo de restituir e/ou reabilitar as FUNÇÕES DO CORPO.

A QUEM SE DESTINA?

O TAEKWONDO FUNCIONAL é praticado por todos que queiram estar em forma, apesar de hoje não estar nas melhores condições. Pessoas que há muito tempo deixaram de praticar alguma atividade física; pessoas que nunca praticaram alguma atividade física, mas hoje, talvez até por ordem médica, precisam de exercícios; pessoas que perceberam que algo não vai bem (sofre de constante queda, apesar de estar com boa saúde; tem dificuldade de flexibilidade, até mental, quando demora para responder a algum evento, etc); pessoas que após a aposentadoria gostariam de praticar ARTES MARCIAIS, desejo não realizado na juventude; e assim por diante, teríamos vários casos particulares, que é a história de vida de cada um.

QUEM ENSINA?

A ACADEMIA LIBERDADE disponibiliza uma instrutora de TAEKWONDO especializada nesta modalidade.
Profª LUIZA YABIKU, 2º DAN.
- Instrutora certificada pela FETESP.
- Curso de Técnicas de Lutas com Mestres Coreanos 2011.
- Curso de Extensão Universitária. “Exercícios Físicos e Envelhecimento: Aspectos Cardiovasculares”. Escola de Educação Física e Esporte Universidade de São Paulo. 2009.
- 1º Curso de Preparação Física Aplicada ao Taekwondo. Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo. 2009.
- Curso de Extensão Universitária.  “Gerontologia”. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 2008.
- Doutora em Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. 2007.
- Mestre em Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. 2000.
- Instrutora Destaque 2013 pela FETESP.

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO


Diretamente na Secretaria da Academia Liberdade.
Avenida Conselheiro Furtado,  1044
Tel 3384-1086
tkdmestre@gmail.com



Receba nosso informativo

PROJETO





CLIQUE AQUI



REDE SOCIAL


ACADEMIAS FILIAIS:

ACADEMIA RYAN GRACE TEAM
Rua Airi, 20 - Tatuapé - São Paulo - SP
Tel: (11) 2361-6000

ACADEMIA SANTANA
Rua Darzan, 340 - Santana - São Paulo - SP
Tel: (11) 3297-7250

ASSOCIAÇÃO TCHON-JI DE TKD
Rua Alves do Banho, 565 - Campinas - SP
Tel: (19) 9.9983-5092
ACADEMIA LIBERDADE
Rua Conselheiro Furtado, 1044 - Liberdade - Cep: 01511-001 - SP Tel: (11) 3384-1086