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NOTÍCIAS > 03/01/2006 - A hora da desintoxicação

Nas festas de fim de ano, sempre com mesas fartas e cheias de comidinhas diferentes e deliciosas, é impossível não deslizar na dieta e cometer alguns excessos. Depois de experimentar ?só um pedacinho? ? ninguém precisa saber da verdade - de cada iguaria, você terá acumulado um enorme prato. Mas tudo bem, todo mundo merece uma folga!

Passada a comilança, é hora de limpar o organismo dos abusos gordurosos. Que tal uma dieta bem leve e com a cara do verão?

O ideal é retomar uma alimentação equilibrada e encarar algum tipo de atividade física aeróbica, como caminhadas, por exemplo. Mas vá com calma, também não adianta ?cortar tudo? e seguir a linha faquir.

Segundo a nutricionista Dra. Andréa Rabay, o ideal é consumir alimentos leves e incluir nos seus hábitos uma atividade física que fará o sistema linfático funcionar melhor e ajudará na eliminação de toxinas.

Dicas práticas

Prefira alimentos integrais, frutas, sucos, carnes brancas e sem gordura cozidas ou grelhadas, com pouquíssimo óleo, saladas e legumes em geral;


Nada de ficar só nos líquidos! Isso pode causar a falta de algum nutriente no seu organismo;


Frutas e vegetais frescos ou cozidos, se preparados com carinho, podem render um prato lindo, apetitoso e muito saudável;


Evite ingerir líquidos durante as refeições, mas nos intervalos beba muita água;


Evite sal, condimentos, laticínios gordurosos - como queijo mussarela e manteiga - e consuma apenas leite desnatado e derivados sem ou com pouca gordura;


Passe o mais longe possível de frios e embutidos - como salame, mortadela, presunto, salsicha ? e prefira alimentos integrais - pães, massas, arroz. Caso não agüente, opte por peito de peru ou presunto de peru, que são pouco gordurosos;


Tente preparar suas receitas sem adição de açúcar, com vegetais frescos, maduros e orgânicos.
Sugestão de cardápio

Café da manhã
Um copo de leite ou iogurte desnatado
Duas colheres de sopa de granola light ou duas fatias de pão integral light
Uma fruta


Lanche da manhã
Uma fruta ou um copo de suco de frutas


Almoço
Salada à vontade - verduras e legumes cozidos
Duas colheres de sopa de arroz integral
Um bife de carne magra grelhado
Uma fruta


Lanche da tarde
Uma fruta ou um iogurte light
Jantar
Salada à vontade - verduras e legumes
Um bife de carne magra grelhado
Uma fruta


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